Projetos


2014

Projeto Recife: Cidade Educadora, Cidade Tecnológica, Cidade do Futuro
Educação Ambiental e Sustentabilidade


Apresentação


Projeto Pedagógico realizado pela equipe da Escola Itinerante de Informática RPA-5, Ônibus Placa KKT 1851/ Módulo 5, para aula-passeio ao Jardim Botânico do Recife. A atividade integra o projeto anual da Rede Municipal de Ensino “Recife – Cidade Educadora, Cidade Tecnológica, Cidade do Futuro”, desenvolvida por esta Unidade.

  

Justificativa


Dentro da temática “Recife – Cidade Educadora, Cidade Tecnológica, Cidade do Futuro”, a Educação Ambiental e a Sustentabilidade aparecem implicitamente nas vertentes Cidade Educadora e Cidade do Futuro.

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Sustentabilidade é a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

Neste contexto, o Jardim Botânico do Recife se apresenta como uma alternativa de suma importância para incrementar os conteúdos abordados e trabalhados em sala de aula, tendo em vista a complexidade e variedade de sua fauna e flora em exposição e em preservação. Em suas atividades estão: caminhadas ecológicas, exposição permanente da mata atlântica, exibição de vídeos com temas ambientais e visitas aos viveiros de plantas medicinais e florestais. Possui ainda um orquidário para visitação, produção e permuta de orquídeas e um meliponário de abelhas nativas.

Dessa forma, espera-se que a visita fomente a reflexão e influencie a formação intelectual de todos os estudantes para que possam fazer uso desse potencial de forma singular, transformando e atuando de forma crítica na sociedade.




Objetivo Geral

            Refletir sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade dentro da temática “Recife – Cidade Educadora, Cidade Tecnológica, Cidade do Futuro”


  

Objetivos Específicos

  • Compreender a percepção da natureza no cotidiano;
  • Entender a importância do lixo, da Reciclagem e da preservação dos recursos naturais;
  • Despertar os estudantes sobre a questão do desperdício;
  • Visitar o Jardim Botânico do Recife;
  • Refletir a importância deste instrumento para a conscientização sobre os recursos naturais e suas possibilidades.

   
Ações

  • Apresentação do site:

  • Desenvolvimento de atividades sobre as temáticas Meio Ambiente e Sustentabilidade;

  • Visita ao Jardim Botânico do Recife:
    • Caminhada ecológica;
    • Visita: à exposição permanente da Mata Atlântica; aos viveiros de plantas medicinais e florestais; ao orquidário e a um meliponário de abelhas nativas;

  • Registro das impressões e reflexões a partir da visita ao Jardim Botânico.
  

Referências

  • BRASIL. Lei N° 9.795 (Art. 2°), de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a Lei da Educação Ambiental. Diário Oficial da União - 26/06/2002





2010 

 Oficinas de Saúde e Cidadania: Perigo das queimaduras no período junino

PROFESSOR(A) ENVOLVIDOS:  Maria Frassinete X. Vilela, Andrea B. Melo, Mauriceia Joana, Maria das Graças Cunha, Giselle Carvalho

PÚBLICO ALVO: Participantes do Evento Ação Social IPESU

PERÍODO: 29/06/2010, das 8h às 17h – Bongi – Recife - PE

JUSTIFICATIVA
            A aproximação da festejos juninos, principalmente na Região Nordeste, onde vivemos aumenta o perigo e riscos de queimaduras com fogos de artifícios, bombinhas (aparentemente inofensivas) e no manuseio de materiais para acender fogueiras, bem como as brincadeiras no entorno das mesmas.
            Este perigo se torna maior ao se pensar que associado a estes festejos, ainda há o agravante das comemorações com os mesmos itens pela participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol.
            Em ambos casos, prevenir é melhor que remediar e a criação desta oficina está diretamente ligada à prevenção de queimaduras nestes festejos e comemorações.

OBJETIVOS
ü  Refletir sobre a diversão nos festejos com artefatos pirotécnicos;
ü  Apresentar dicas e formas de utilizar estes artefatos com segurança;
ü  Refletir e tentar conscientizar o público a não fazer uso dos materiais;
ü  Apresentar formas de ação no caso de queimadura acidental.

METODOLOGIA/ATIVIDADES
            As atividades serão divididas em dois tipos de atendimento:

            Biblioteca Virtual
·         Pesquisa orientada na Web sobre o tema Queimaduras no São João nos seguintes sites:
   http://www.cqh.org.br/?q=node/310 (fala do réveillon, mas pode ser aplicado ao São João)
·         Criação de um pequeno texto falando sobre o material pesquisado.
           
            Oficina para crianças/ adolescentes ou jovens
·         Conversa com o público sobre o tema Queimaduras no São João – no caso de crianças pode-se criar uma historinha/ 'causo' em que uma criança ia se acidentando com fogos, mas como a família teve cuidado a criança saiu ilesa e outra que estava brincando só, ocorreu o acidente... etc. Atrelado a isso, mostrar a sequência de imagens (power point em anexo);
·         Pode ser também apresentada a página http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/dicas/i16fogosartif.htm
·         Abrir o Editor de Textos ou Apresentação e mostrar a barra de desenhos. Explicar como criar formas geométricas e desenhos. Mostrar também como escrever dentro das formas;
·         Pedir que o público escreva frases de prevenção à queimadura com fogos.

RESULTADOS
·         Produção de textos baseados no tema trabalhado;
·         Criação de documento com desenhos e formas com frases sobre a prevenção  de queimaduras.



2010

A Musicalidade Cidadã da Cultura Pernambucana

Baseado no Tema do Ano Letivo de 2010, que foi o Movimento de Cultura Popular, o projeto pedagógico desenvolvido pela Escola Itinerante de Informática da RPA 5, fomentou a construção do conhecimento através do estudo analítico de músicas do cancioneiro popular pernambucano, incitando o pensamento crítico, que desenvolvesse o sentimento de pertencimento cidadão, levando os alunos a, utilizando-se das ferramentas digitais, apropriar-se de informações que os instigassem a atitudes de cidadania, a produção textual e musical e divulgação do pensamento individual e comunitário, bem como da sua produção autoral.


PÚBLICO ALVO:

Alunos da Escola Itinerante de Informática 5.

TEMAS A ABORDAR:
Educação, Cultura  e Cidadania: 50 anos do Movimento de Cultura Popular.

MÍDIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR
Revistas;
Livros;
Literatura de cordel;
Rádio;
TV;
DVD;
Vídeo cassete;
Data show;
Computadores/Internet;
Impressora.

OBJETIVOS
            Propiciar ao estudante construir conhecimentos sobre a produção musical da cidade do Recife e sua importância na divulgação da cultura pernambucana e na formação cidadã, através de estudos e reflexões sobre o  movimento de cultura popular e sua influência no cenário educacional  atual.
METODOLOGIA
1.Buscar os conhecimentos prévios dos alunos;
2.Ouvir  músicas;
3.Ler letras de músicas;
4.Identificar a temática tratada em cada música;
5.Conhecer ou reconhecer os cantores e autores das músicas;
6.Pesquisar sobre os cantores e autores das músicas;
7.Pesquisar sobre a temática das músicas;
8.Criar textos expondo suas reflexões sobre o tema abordado;
9.Pesquisar os vários rítmos musicais do cenário cultural recifense;
10.Entrevistar grupo de cultura popular da comunidade;
11.Assistir  apresentação cultural de grupo da comunidade;
12.Escrever uma música;
13.Redigir um texto falando sobre a importância da música para a        formação cultural do cidadão recifense.
14.Criação e alimentação de blog contendo a produção da turma.

RESULTADOS ESPERADOS
  - Construção de conhecimentos sobre a cultura recifense e sobre  a  importância da música para divulgação dos problemas da cidade e para formação do pensamento reflexivo do cidadão;
        - Reflexão sobre os problemas da cidade;
        - Composição de músicas expondo problemas da comunidade e propondo soluções para os mesmos;
        - Formação do pensamento cidadão;
        - Criação de blog da turma.

TEMPO PREVISTO PARA CONCLUSÃO
20 dias

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Através da observação da participação na produção musical e intelectual.
FORMA DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES
      Criação de blog
     Apresentação musical na escola






                              Rap elaborado por alunos da comunidade de Jardim Uchôa

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