2014
2010
Projeto Recife: Cidade Educadora, Cidade Tecnológica, Cidade do
Futuro
Educação Ambiental e Sustentabilidade
Apresentação
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Projeto Pedagógico
realizado pela equipe da Escola Itinerante de Informática RPA-5, Ônibus Placa
KKT 1851/ Módulo 5, para aula-passeio ao Jardim Botânico do Recife. A atividade
integra o projeto anual da Rede Municipal de Ensino “Recife – Cidade Educadora,
Cidade Tecnológica, Cidade do Futuro”, desenvolvida por esta Unidade.
Justificativa
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Dentro da temática “Recife
– Cidade Educadora, Cidade Tecnológica, Cidade do Futuro”, a Educação Ambiental
e a Sustentabilidade aparecem implicitamente nas vertentes Cidade Educadora e Cidade do Futuro.
Entende-se por educação
ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade
constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo,
essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Sustentabilidade é a
capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente
para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Neste contexto, o Jardim
Botânico do Recife se apresenta como uma alternativa de suma importância para
incrementar os conteúdos abordados e trabalhados em sala de aula, tendo em
vista a complexidade e variedade de sua fauna e flora em exposição e em
preservação. Em suas atividades estão: caminhadas ecológicas, exposição
permanente da mata atlântica, exibição de vídeos com temas ambientais e visitas
aos viveiros de plantas medicinais e florestais. Possui ainda um orquidário
para visitação, produção e permuta de orquídeas e um meliponário de abelhas
nativas.
Dessa forma, espera-se que
a visita fomente a reflexão e influencie a formação intelectual de todos os
estudantes para que possam fazer uso desse potencial de forma singular,
transformando e atuando de forma crítica na sociedade.
Objetivo Geral
Refletir sobre Meio
Ambiente e Sustentabilidade dentro da temática “Recife – Cidade Educadora,
Cidade Tecnológica, Cidade do Futuro”
Objetivos Específicos
- Compreender a percepção da
natureza no cotidiano;
- Entender a importância do lixo,
da Reciclagem e da preservação dos recursos naturais;
- Despertar os estudantes sobre a
questão do desperdício;
- Visitar o Jardim Botânico do
Recife;
- Refletir a importância deste
instrumento para a conscientização sobre os recursos naturais e suas
possibilidades.
Ações
- Apresentação do site:
- Desenvolvimento de atividades sobre
as temáticas Meio Ambiente e Sustentabilidade;
- Visita
ao Jardim Botânico do Recife:
- Caminhada
ecológica;
- Visita:
à exposição permanente da Mata Atlântica; aos viveiros de plantas
medicinais e florestais; ao orquidário e a um meliponário de abelhas
nativas;
- Registro
das impressões e reflexões a partir da visita ao Jardim Botânico.
Referências
- BRASIL.
Lei N° 9.795 (Art. 2°), de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a Lei da
Educação Ambiental. Diário Oficial da União - 26/06/2002
2010
Oficinas de Saúde e Cidadania: Perigo das queimaduras no período junino
PROFESSOR(A) ENVOLVIDOS: Maria Frassinete X. Vilela, Andrea B. Melo,
Mauriceia Joana, Maria das Graças Cunha, Giselle Carvalho
PÚBLICO ALVO:
Participantes do Evento Ação Social IPESU
PERÍODO:
29/06/2010, das 8h às 17h – Bongi – Recife - PE
JUSTIFICATIVA
A
aproximação da festejos juninos, principalmente na Região Nordeste, onde
vivemos aumenta o perigo e riscos de queimaduras com fogos de artifícios,
bombinhas (aparentemente inofensivas) e no manuseio de materiais para acender
fogueiras, bem como as brincadeiras no entorno das mesmas.
Este
perigo se torna maior ao se pensar que associado a estes festejos, ainda há o
agravante das comemorações com os mesmos itens pela participação da Seleção
Brasileira na Copa do Mundo de Futebol.
Em
ambos casos, prevenir é melhor que remediar e a criação desta oficina está
diretamente ligada à prevenção de queimaduras nestes festejos e comemorações.
OBJETIVOS
ü Refletir
sobre a diversão nos festejos com artefatos pirotécnicos;
ü Apresentar
dicas e formas de utilizar estes artefatos com segurança;
ü Refletir
e tentar conscientizar o público a não fazer uso dos materiais;
ü Apresentar
formas de ação no caso de queimadura acidental.
METODOLOGIA/ATIVIDADES
As
atividades serão divididas em dois tipos de atendimento:
Biblioteca
Virtual
·
Pesquisa orientada na Web sobre o tema
Queimaduras no São João nos seguintes sites:
·
Criação de um pequeno texto falando
sobre o material pesquisado.
Oficina
para crianças/ adolescentes ou jovens
·
Conversa com o público sobre o tema
Queimaduras no São João – no caso de crianças pode-se criar uma historinha/
'causo' em que uma criança ia se acidentando com fogos, mas como a família teve
cuidado a criança saiu ilesa e outra que estava brincando só, ocorreu o
acidente... etc. Atrelado a isso, mostrar a sequência de imagens (power point
em anexo);
·
Pode ser também apresentada a página http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/dicas/i16fogosartif.htm
·
Abrir o Editor de Textos ou
Apresentação e mostrar a barra de desenhos. Explicar como criar formas
geométricas e desenhos. Mostrar também como escrever dentro das formas;
·
Pedir que o público escreva frases de
prevenção à queimadura com fogos.
RESULTADOS
·
Produção de textos baseados no tema
trabalhado;
·
Criação de documento com desenhos e
formas com frases sobre a prevenção de
queimaduras.
2010
A Musicalidade Cidadã da Cultura Pernambucana
Baseado no Tema do Ano Letivo de
2010, que foi o Movimento de Cultura Popular, o projeto pedagógico
desenvolvido pela Escola Itinerante de Informática da RPA 5,
fomentou a construção do conhecimento através do estudo analítico
de músicas do cancioneiro popular pernambucano, incitando o
pensamento crítico, que desenvolvesse o sentimento de pertencimento
cidadão, levando os alunos a, utilizando-se das ferramentas
digitais, apropriar-se de informações que os instigassem a atitudes
de cidadania, a produção textual e musical e divulgação do
pensamento individual e comunitário, bem como da sua
produção autoral.
PÚBLICO ALVO:
PÚBLICO ALVO:
Alunos da Escola Itinerante de Informática 5.
TEMAS A ABORDAR:
Educação, Cultura e Cidadania: 50 anos do Movimento de Cultura
Popular.
MÍDIAS DISPONÍVEIS
PARA INTEGRAR
Revistas;
Livros;
Literatura de cordel;
Rádio;
TV;
DVD;
Vídeo cassete;
Data show;
Computadores/Internet;
Impressora.
OBJETIVOS
Propiciar
ao estudante construir conhecimentos sobre a produção musical da cidade do
Recife e sua importância na divulgação da cultura pernambucana e na formação
cidadã, através de estudos e reflexões sobre o
movimento de cultura popular e sua influência no cenário
educacional atual.
METODOLOGIA
1.Buscar os conhecimentos prévios dos alunos;
2.Ouvir músicas;
3.Ler letras de músicas;
4.Identificar a temática tratada em cada música;
5.Conhecer ou reconhecer os cantores e autores das músicas;
6.Pesquisar sobre os cantores e autores das músicas;
7.Pesquisar sobre a temática das músicas;
8.Criar textos expondo suas reflexões sobre o tema abordado;
9.Pesquisar os vários rítmos musicais do cenário cultural
recifense;
10.Entrevistar grupo de cultura popular da comunidade;
11.Assistir apresentação
cultural de grupo da comunidade;
12.Escrever uma música;
13.Redigir um texto falando sobre a importância da música para
a formação cultural do cidadão
recifense.
14.Criação e alimentação de blog contendo a produção da turma.
RESULTADOS ESPERADOS
-
Construção de conhecimentos sobre a cultura recifense e sobre a
importância da música para divulgação dos problemas da cidade e para
formação do pensamento reflexivo do cidadão;
- Reflexão sobre
os problemas da cidade;
-
Composição de músicas expondo problemas da comunidade e propondo soluções para
os mesmos;
- Formação do
pensamento cidadão;
- Criação de blog
da turma.
TEMPO PREVISTO PARA
CONCLUSÃO
20 dias
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Através da observação da participação na
produção musical e intelectual.
FORMA DE SOCIALIZAÇÃO
DAS PRODUÇÕES
Criação de blog
Apresentação musical na escola
Rap elaborado por alunos da comunidade de Jardim Uchôa
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